4 Lugares Para Escalar em Minas Gerais

Você está em: Inicio > 4 Lugares Para Escalar em Minas Gerais

Escalada MG

Foto: Frederico Castro escalando no Antão


Minas Gerais é um estado incrível, cheio de cultura e belezas naturais. E o que seria melhor que aproveitar esses belos cenários para escalar? Conheça 4 dicas de lugares para escalar em Minas Gerais além de lembretes de segurança!

Todo mundo sabe que praticar esportes é muito saudável e quando se mistura a adrenalina com a natureza isso fica ainda mais incrível. 

E o que há de melhor do que fazer isso no “quintal da sua casa”? Aproveite e conheça esses 4 lugares incríveis para escalar em Minas Gerais

 

São Thomé das Letras

São Thomé das Letras é o point boulder. A cidade conta com o Shangrilá, um novo setor de escalada majoritariamente negativo. A região é muito visitada e já conta com mais de 250 boulders de várias graduações.

Lá você encontra desde a via Café com Leite, que tem 10 metros e de dificuldade média até a via Marimbondos, de 12 metros de altura e dificuldade alta, atendendo a atletas de diversos portes. E se você quiser aproveitar para relaxar ainda tem mais.

Shangrilá tem um rio com quedas d'água e vários poços para banho!

 

Serra do Cipó

A gente sempre cita a Serra do Cipó porque realmente é uma região muito rica com geologia e vegetação que permitem a prática de vários tipos de esportes. E com a escalada não é diferente.

A Serra do Cipó, sob proteção ambiental, tem diversas vias esportivas para escaladores profissionais. O Morro da Pedreira é um verdadeiro paraíso para escalada esportiva, com vias de até 60 metros e ótimo calcário.

 

Lapa do Seu Antão

A  Lapa do Seu Antão é bem próxima à BH e conta com aproximadamente 150 vias com rochas de calcário. Com a administração do Grupo Montis que viabilizou a exploração da escalada no local, Seu Antão recebe visitantes com muita frequência, na verdade dezenas por dia!

 

Pedra do Picu

Marco histórico, a Pedra do Picu fica no município de Itamomnte e é acessada através de duas vias. o monumento é protegido pela lei APA da Mantiqueira, apesar de não estar dentro dos limites Parque Nacional do Itatiaia.

A escalada é para pessoas experientes e a vista da região é de tirar o fôlego. Para chegar até a Pedra, a partir da cidade, você vai enfrentar mais de duas horas de trekking pesado e 120 metros de escalada em rocha. Animados?

 

Escale seguro!

Existem vários tipos de escalada, como já falado em texto anterior (esse aqui!) Em qualquer uma delas é importante que antes de colocar o pé na estrada em busca de aventura ter o treinamento adequado e conhecer a pedra que você vai escalar.

Por isso, converse com pessoas que conhecem e frequentam bem a região e o gigante que você vai enfrentar! E, acima de tudo, treine com profissionais em espaço em que você seja supervisionado.

E por falar em orientação profissional, veja só essas dicas:

  • Na escalada não se trata apenas da força física - que é conquistada com o tempo - deve ser dada atenção especial à técnica.

  • O uso correto dos pés é essencial para a segurança e o grande aliado é o calçado correto. Caso sua sapatilha esteja com o solado gasto, por exemplo, provavelmente você terá dificuldades durante a subida.

  • A variedade dos equipamentos de escalada a utilizar dependem do grau de dificuldade da escalada e da experiência do escalador.  Mas, contar com equipamentos de qualidade faz toda a diferença em qualquer modalidade. Busque uma loja que ofereça itens de primeira linha.

Com o tempo, muito treino e prática você se sentirá mais seguro nas escaladas. Aproveite para conhecer esses quatro lugares incríveis e escalar em Minas Gerais.

Quer escalada na cidade mesmo? também existem várias opções em BH. Clique aqui e conheça algumas delas! Para mais informações sobre escalada sugerimos acessar esse site http://www.fememg.com.br/ ou entre em contato com a gente!

E você, está esperando o que para colocar o pé na estrada com a sua turma?

 

Deixe o seu comentário:

O seu endereço de email não será publicado.








Por favor aguarde...