3 Principais Benefícios Dos Bastões de Caminhada

Bastao de Caminhada

Algumas pessoas questionam a importância e até mesmo necessidade dos bastões de caminhada. Existe entre os esportistas um certo preconceito com relação a esse equipamento e embora tenha seus prós e contras os bastões de caminhadas oferecem 3 benefícios muito práticos para quem decide usá-los.

Os bastões de caminhada valem a pena ser usados dependo do esporte a ser praticado, experiência do atleta e do próprio bastão em si. Portanto, antes de decidir se vai comprar um bastão de caminhada ou não saiba que no mercado existem diversos modelos dos mais variados pesos. Vamos destacar aqui os três principais benefícios dos bastões de caminhada.

 

Estabilidade E Equilíbrio

Os bastões de caminhada ajudam a manter a estabilidade e o equilíbrio o que resulta em melhor rendimento e ritmo mais constante durante o trekking, tanto nos terrenos irregulares e íngremes quanto no próprio plano.

Eles proporcionam impulso de um passo a outro e ajudam a melhorar o pace no ritmo da caminhada, isso em algumas competições como o cross country é um ponto positivo. Por dar suporte na precisão dos passos e servir como apoio para quando o corpo estiver cansado, o bastão é suporte muito valioso.

Curiosamente o bastão para trekking faz com que os músculos sejam mais exercitados, uma vez que equilibra o esforço físico mas ao mesmo tempo não diminui o gasto energético durante a caminhada. Ao contrário, existe aumento desse gasto, uma vez que o bastão faz com que todo o corpo se movimente.

 

Diminui O Esforço Físico E Reduz O Impacto Nas Articulações

Principalmente nas subidas o bastão de caminhada transfere parte do esforço para todo o corpo como os ombros, braços e costas, reduzindo o stress sobre joelhos e articulações e consequente esforço e fadiga das pernas.

Como consequência do menor esforço muscular, o bastão faz com que o impacto nas articulações dos membros inferiores seja menor, isso porque este equipamento funciona como um amortecedor nas descidas. No entanto, quando uma mochila é muito pesada as chances de lesão são maiores e existe o perigo de se torcer tornozelos ou joelhos, por isso fique atento! Não esqueça de dar atenção ao quanto você está carregando, mesmo que esteja com os bastões.

Nas subidas, por sua vez, o bastão para trekking aumenta o impulso diminuindo o cansaço nos membros inferiores sendo também um ponto de apoio para superar subidas muito íngremes. Portanto, quem tem problemas nos joelhos e tornozelos e não quer abrir mão da caminhada deve ter um bastão como companhia

 

Proporcionam Maior Segurança

Outra funcionalidade é a segurança, uma vez que os bastões são geralmente usados para checar a estabilidade do solo e a presença de animais peçonhentos no chão. Antes da próxima passada o caminhante firma o bastão no terreno para identificar irregularidades ou ricos como pedras lisas demais. Por conhecer melhor onde vai pisar a segurança aumenta pois a pessoa está prevenida.

Também em caso de torções no pé o bastão para trekking pode ser utilizado como muletas.  Outro benefício é a possibilidade de improvisar para criar abrigos, por exemplo,  e também nas travessias de rios ajudam a manter estabilidade frente a correntezas.

No mercado você irá encontrar bastões de diversos pesos, modelos e tamanhos e até mesmo alguns específicos para determinadas atividades. Quando for comprar o seu, leve em consideração o peso e o tipo de atividade que irá praticar. Muito importante também destacar que existem formas corretas de usar os bastões de caminhada e isso pode ser determinante para o sucesso do seu esporte de aventura.

 

Deixe um comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado.



Por favor aguarde...