3 Dicas Para Aproveitar O Caminho De Santiago Da Compostela

Caminho de Santiago

O caminho de Santiago da Compostela, situado na Europa, é conhecido mundialmente por receber aventureiros de todos os cantos do mundo. Seja qual o for o motivo, pelo turismo em si ou mesmo busca espiritual, há anos milhares de pessoas encaram o desafio.

Composto por diversos trajetos para se percorrer, o Caminho Francês é o mais popular sendo preciso gastar uma média de 30 dias para completa-lo. Nesse percurso anda-se mais de 800 quilômetros – desde Saint-Jean- Pied-de- Port, na França até Santiago de Compostela.

A rota passa por algumas cidades conhecidas, como Léon, Burgos, Pamplona, Logroño e Ponferrada. Quem deseja se aventurar encontra uma excelente estrutura com muitos albergues e locais para alimentação e boa sinalização, pensando nos novos turistas que chegam a cada ano.

A maioria dos peregrinos, faz o caminho no verão, de junho a agosto, e a forma de realiza-lo fica a cargo do gosto de cada um, seja de bicicleta, a cavalo ou, o mais convencional, a pé.

Para quem vai encarar o caminho, é sempre bom ficar tento a algumas recomendações. Confira três dicas básicas sobre preparo físico, planejamento e como aproveitar ao máximo a experiência que o caminho de Santiago da Compostela pode oferecer:

 

1. Preparo Físico E Cuidados Com A Saúde É Essencial

Para este tipo de trajeto, é aconselhado que a pessoa tenha costume com longas caminhadas, assim o seu corpo já terá memorizado o exercício, dessa forma o desgaste não será tão grande.

É recomendável caminhar de uma a duas horas por. dia Se possível, faça algumas dessas caminhadas com o calçado que irá usar no trajeto.

Faça exames de rotina, procure saber se o seu organismo está preparado para uma atividade dessa duração e intensidade. Deve ser dada atenção à respiração, ritmo cardíaco e músculos inferiores, pois eles serão os principais responsáveis pelo sucesso no caminho.

Uma dica de ouro para a caminhada é usar um bastão de caminhada para dar estabilidade, uma vez que o terreno é muito acidentado.

 

2. Planeje-se E Seja Simples

Para realizar o percurso no prazo de 30 dias, mantendo um ritmo médio de 20 km por dia, de forma econômica, é preciso em média de mil euros. Com essa quantidade você poderá dormir em albergues municipais e fazer a própria comida.

Planeje o que gastará por dia para não terminar o passeio no negativo, ou mesmo fique sem dinheiro.

Seja simples. O propósito de percorrer o trajeto é entrar em contato com a natureza, olhar para dentro de si, conhecer outras culturas.

Você irá caminhar várias horas por dia com a sua mochila, por isso, leve consigo o mínimo possível. O ideal é que o peso da mochila não ultrapasse 10% de sua massa corporal.

 

3. Aproveite Ao Máximo A Experiência

Para finalizar o trajeto na média de 30 dias, é importante cumprir uma meta de caminhada diária. Geralmente a média é de 20 a 24 quilômetros por dia. Mas, se você quer aproveitar ainda mais o caminho e tem disponibilidade, vá mais devagar.

Não cobre demais do seu corpo. Se chegar ao eu limite pare e descanse nas cidades. Lembre-se, um dos objetivos é conhecer outras culturas, então faça isso.

Entrar na aventura com a mente aberta também é importante, procure tratar bem todos os que cruzarem seu caminho e, se possível, aprenda com eles. O contato com novas culturas, pode ser mais rico do que você imagina.

Se você está em busca de uma experiência inspiradora fazer o caminho de Santiago de Compostela é a nossa dica. Não se esqueça do planejamento básico, como levar um calçado e roupas apropriados e ir de corpo e mente preparados.

Curtiu as dicas? Quer saber mais sobre o que levar para fazer sua peregrinação? Clique aqui e fique ainda mais preparado para fazer o Caminho!

No mais, buen camiño!


Deixe um comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado.



Por favor aguarde...