08 Vitaminas essenciais para o corpo de um atleta

Nutricao

Recentemente fizemos um texto dando dicas de alimentação para os atletas, por isso, para complementar esse tema, vamos listar uma série de vitaminas necessárias para o corpo de um atleta.

Obs: Antes de começarmos o texto, vamos chamar a atenção para não desenvolver uma dieta sozinho. Procure por um profissional da área, pois ele vai conseguir te dar o melhor direcionamento, fazendo com que você consiga obter uma maior quantidade de nutrientes ficando mais disposto durante uma atividade física.

 

Ferro

Se você quer resistência, o ferro é ideal! O fato da vitamina transportar oxigênio para todo o corpo, faz com que os músculos fiquem bastante resistentes.

É importante para atletas que realizam treinos de resistência, ingerir uma quantidade maior de alimentos que possuem ferro, como carne vermelha, feijão e espinafre.

 

Vitamina B

A vitamina B é o propulsor para a produção de energia, pois é essa vitamina que vai quebrar o carboidrato e transformá-lo em glicose, consequentemente, gerando energia.

Além disso, a Vitamina B tem como principal função produzir glóbulos vermelhos, que, como dito no primeiro item, é ideal para a resistência do atleta.

Para obter a Vitamina B, você tem que focar no consumo de frango, ovos, leites e cereais.

 

Vitamina D e Cálcio

Para conseguir uma boa atividade, é ideal que os ossos estejam inteiros, pois juntamente com os músculos, são os principais articuladores do corpo.

Para proteger e desenvolver os ossos, o ideal é consumir bastante cálcio e bastante Vitamina D.

Vale ressaltar que a exposição ao sol fornece sim a vitamina D, porém não o suficiente para manter o equilíbrio do corpo, por isso há a necessidade de complementar com uma dieta.

Alimentos como queijo, salmão e iogurte, são alimentos ricos tanto em vitamina D quanto em cálcio, por isso são ideais para manter o equilíbrio ósseo e evitar doenças como a osteoporose.

 

Vitamina C

Vale ressaltar que após participarmos de uma competição, o corpo fica vulnerável, com isso pode adoecer com mais facilidade.

Então, você que acha que está ficando doente com muita freqüência e isso está atrapalhando sua rotina de treinos, está na hora de começar a comer mais vitamina C.

A vitamina C aumenta a imunidade do organismo, por isso é ideal não só para atletas como para qualquer outro ser humano.

Laranja, brócolis e pimentão, principalmente o pimentão amarelo, são ideais para quem quer aumentar a imunidade.

 

Magnésio

 Para aquele atleta que sofre com cãibras, o magnésio é a solução, pois essa vitamina vai influenciar diretamente na contração muscular e função nervosa do organismo.

O magnésio no organismo deixa o corpo mais responsivo, por isso evita cãibras. Grãos integrais e folhas verde escuras, são os principais alimentos para conseguir o magnésio.

 

Potássio e Sódio

São as duas principais vitaminas que o atleta precisa consumir, pois ambos vão manter o potencial de membrana da célula, com isso as contrações e os movimentos serão feitos da maneira mais correta e eficiente, sem que haja desgaste muscular.

Além disso, a dupla faz com que as câimbras não venham ou demorem a chegar, para isso é necessário focar a dieta em alimentos como batata, banana, feijões e salmão.

 

Cada vitamina vai atuar auxiliando o organismo em alguma função, por isso é importante consumir uma variedade grande de alimentos, para ingerir uma quantidade bem diversa de vitaminas, deixando o seu corpo bem preparado.

Lembrando que cada corpo responde de uma maneira, por isso vamos reforçar que há a necessidade de ter um acompanhamento profissional.   


Deixe um comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado.



Por favor aguarde...