06 Fatores que ajudam na recuperação após atividade física

Recuperacao atleta pos prova

Praticar atividades físicas é essencial para manter o corpo saudável, responsivo ao ponto de evitar dores e lesões, e até te deixar menos preguiçoso.

Porém, uma rotina pós-atividade física pode ser desgastante, pois o corpo pode sentir o esforço e apresentar diversas dores, principalmente onde o corpo foi mais exigido.

Por isso, vamos listar algumas dicas de recuperação para te ajudar a realizar a próxima atividade sem tantos problemas.

 

Fatores que afetam a recuperação pós atividade física

Aqui vamos listar alguns pontos que vão interferir na sua recuperação tanto positiva, quanto negativamente, confira:

Idade – É normal que a medida que vamos envelhecendo, o corpo demore mais para se recuperar, afinal de contas o desgaste exige mais do organismo em um adulto de mais de 50 anos do que de um jovem de 20 anos.

Sexo – A diferença de hormônios e da ação hormonal que varia do homem para a mulher, afeta diretamente na qualidade e eficiência da recuperação. A presença ou ausência de um determinado hormônio, pode fazer com que seu corpo se recupere mais rápido ou mais devagar.

Capacidade Técnica – Diretamente ligada ao desgaste, um competidor mais experiente sabe dosar melhor o ritmo, consequentemente desgasta menos o corpo do que um competidor que simplesmente corre até não agüentar mais. Isso ajuda na recuperação, pois se você não super exigiu do seu corpo, a recuperação tende a ser mais rápida.

Alimentação – A alimentação está diretamente ligada na qualidade tanto do desempenho durante a atividade física, quanto da recuperação.

Cada esporte ou cada objetivo, exige um tipo de alimentação pós e pré treino diferenciada. Não comer o suficiente, pode te deixar mal e fazer com que você não se recupere direito.

Psicológico – Sim, fatores psicológicos estão sim ligados a sua recuperação. Se você é uma pessoa estressada, ansiosa, nervosa e/ou está vivendo um momento difícil da sua vida, você pode ter uma recuperação mais lenta.

Lembre-se daquele famoso ditado, rir é o melhor remédio!

Descanso – Uma das principais etapas para um atleta performar bem é descansar bem! Não adianta você realizar treinos intensos de 20km e dormir duas horas por dia.

O corpo não vai responder de maneira adequada e o seu físico vai ser mais exigido durante os treinos e até mesmo em uma competição.

Lembrando que esses tópicos abordados são analisados de maneira geral, ou seja, o seu corpo pode não se adequar a essas ponderações, por isso, a nossa dica é procurar um profissional da área que você deseja, seja nutricional, psicológica ou física.


Deixe um comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado.



Por favor aguarde...